Dormir no Ninho, sim ou não? - Pim-Pam-Pum Baby

Dormir no Ninho, sim ou não?

Ninho para Bebé

Ninho para bebé - O meu bebé está seguro, se dormir num ninho?

Sou muitas vezes, abordada se temos ninhos em coleção e ninguém compreende a razão porque não fazemos. 

Seria fácil para nós fazer algo semelhante, no entanto, sempre tivemos muitas dúvidas em relação à segurança do bebé. 

Não temos base científica para justificar a nossa posição, no entanto continuamos a defender que o ninho não é uma boa opção para dormir.

O que é isso do ninho para bebé?

Também conhecidos como cápsulas para bebés, ou cápsulas para dormir, os ninhos para bebés são como um pequeno casulo onde dorme o bebé. Consistem num colchão base, com os lados acolchoados e envolventes. 

De alguma maneira, poderia considerar-se como algo parecido a um útero para os bebés.

Fomos atrás de alguma informação credível sobre o assunto e encontramos a organização beneficente britânica The Lullaby Trust .

A opinião desta organização converge com a nossa , ninhos não se consideram seguros, pelo menos não para dormir. 

Esta organização trabalha para promover um descanso mais seguro para os nossos pequenos. Para que possamos prevenir o Síndrome de Morte Súbita do Lactente (SMSL). 

Em 2018, esta organização explicava que os bebés deveriam dormir unicamente numa superfície plana e firme, e os ninhos para bebés não cumprem estes critérios.

Descobrimos também um estudo levado a cabo nos Estados Unidos, e que relacionava os fatores de risco da SMSL, mostrou que uma superfície macia como equipamento de descanso para os bebés aumentava cinco vezes o risco de sofrer de SMSL.

Com uma superfície macia, ficava comprovado que a cabeça do bebé se afundava 2,5 centímetros ou mais. 

Se mesmo assim, preferem adquirir um ninho para bebé é importante que seja um produto certificado e que este contenha um colchão firme. No qual o bebé possa descansar comodamente, assegurando-nos de que a sua cabeça não se afunda mais do que o recomendado.

Além do mais, é recomendável que verifiquemos regularmente se a sua cara não está contra o acolchoado lateral. Por outro lado, os seus pés devem ser colocados no fundo do ninho. 

Por outro lado, o bebé deve smpre ser colocado de barriga para cima. No entanto, o mais importante para reduzir o risco de SMSL, seja onde o bebé dorma: num ninho, berço ou na cama consigo!

A questão que nos coloca é que a maioria do ninho para bebé que existem no mercado, não são certificados e daí sermos adeptos de não usar o ninho para bebé.

Se mesmo assim, gostaria de usar o Ninho para bebé, garanta que este seja certificado.

Outra opinião, vindo de França diz-nos:

Estamos enfrentando novas mortes súbitas. 

Alguns equipamentos de puericultura fabricados recentemente são potencialmente perigosos para os bebés. 

É o caso de colchões e ninho para bebé, muito macios que podem dificultar a respiração e causar problemas de confinamento.

" Estamos enfrentando novas mortes súbitas. Alguns equipamentos de puericultura, fabricados recentemente, são potencialmente perigosos para bebês. É o caso de ninhos ou bandeirolas muito macios que podem dificultar a respiração e causar problemas de contenção. Novos modismos também têm efeitos perversos, como o co-sleeping, que consiste em fazer o bebê dormir na cama dos pais. Isso multiplica por cinco o risco de morte súbita, por esmagamento ou por falta de oxigênio " - Céline Farges, pédiatre au CHU Hôpital Sud et responsable du centre régional sur la mort inattendue du nourrisson.

Então qual é a melhor solução para o meu bebé dormir:

  • Certifique-se de que a superfície de dormir do bebé seja firme e plana. Pode ser alcofa ou berço, sempre certificados.
  • Não utilizar superfícies macias ou acolchoadas, ninho para bebé e outros semelhantes que não sejam certificados.

Estes podem representar risco de sufocamento e superaquecimento.

Evitar produtos com cordões ou fitas que apresentam risco de estrangulamento. Não devem exceder os 22 cms.

Por isto tudo e por experiência minha em dois filhos, sou fã dos Sacos Nascença. Embora haja vários nome no mercado, desde Ninho de Anjo (tradução direta do francês):  Saco Dormir com Capuz.

ʕ•ᴗ•ʔ Saco Nascença Teddy Cinza - Pim-Pam-Pum Baby   Saco Nascença Sweet Rosa - Pim-Pam-Pum Baby   Saco Nascença Classic Azul - Pim-Pam-Pum Baby  

É um pequeno saco para o bebé dormir desde do nascimento para o manter quentinho durante os primeiros meses!

Normalmente com um Capuz que se abre quando dorme no berço, alcofa ou cama e se fecha do Cadeira Grupo 0.

Os nossos sacos são sempre em fibras naturais para que sejam transpiráveis e contem um fecho lateral, permitindo mudar a fralda sem precisar de retirar o bebé do saco.

A versatilidade deste saco é enorme, é como se fosse a caminha do bebé durante muito tempo: 

  • Faz de "cama"; Mantém o seu Bebé quentinho na Cadeira Grupo 0 por ter aberturas para passar as Alças;
  • Permite que leve nas suas saídas; almoços ou jantares em família e amigos e colocar sobe uma cama de adulto e continuar a dormir confortável e seguro.

Aconselhamos ter alguns cuidados:

A cabeça do Bebé tem que estar sempre na posição do capuz e manter sempre aberto enquanto dorme.

Dou a sugestão de colocar uma fralda dobrada a fazer de fronha para sujar menos o saco e absorver a transpiração.

No caso do Bebé ser bastante pequeno em relação ao Saco Nascença, aconselho dobrar o saco no fundo para que o Bebé não corra o risco de deslizar para baixo.

Independentemente, onde o Bebé durma, o Bebé é sempre colocado nos pés do Berço, Alcofa ou Cama.

No caso, de usar na Cadeira Grupo 0, se ainda utilizar o Redutor, o saco tem que estar por baixo do Redutor. Isto para que o Bebé seja colocado na cadeira de forma mais segura.

Espero ter ajudado de alguma forma a esclarecer os perigos do ninho para bebé, mas a decisão é sempre sua!

Se tiver dúvidas, fale connosco AQUI.

Será um prazer falar consigo!

Torne a nossa loja de marca online, a sua preferida de roupa de bebé!

 

 

Voltar para o blogue

1 comentário

Como tudo o que é artesanal, ou confecionado sem base cientifica e sem certificação, não deve ser de fiar. No entanto, enquanto pais, devemos estar informados e adquirir produtos certificados para os nossos bebés. Há marcas que vendem ninhos adequadíssimos. Sugiro a Doomoo, caso queiram dar uma sugestão aos clientes que procuram um ninho.

Diana Almeida

Deixe um comentário